O final de ano está chegando, e com ele o verão, as festas de confraternização, férias e idas à praia. É uma época, sem dúvida, muito esperada e que deve ser devidamente curtida. Mas, para que tudo corra bem, sem transtornos para a saúde, algumas precauções são necessárias, em especial para as gestantes.

A seguir, a ginecologista e obstetra Barbara Murayama, grávida de 33 semanas, dá algumas dicas importantes:


Na praia e na piscina
As futuras mamães, conforme, esclarece a médica devem tomar cuidados especiais com a higiene íntima.

— Na depilação, evite tirar os pelos pubianos completamente. Lembre-se que eles fazem parte da proteção aos órgãos genitais — ensina.

Outra dica é não ficar com o biquíni molhado após tomar seu banho de mar ou piscina.

— Aproveite que a moda permite que hoje se use as partes de cima e de baixo com padrões diferentes e troque a de baixo, sempre que possível. Caso contrário, há risco de infecção por fungos, o que pode causar candidíase, que provoca irritação, coceira e incômodos na região genital — revela.

Além disso, as gestantes devem preferir usar sempre roupas leves e evitar os tecidos sintéticos, que não absorvem o suor.

— Use protetor solar de fator acima de 15 e evite a exposição ao sol entre 10h e 16h — ressalta.

Além disso, afirma Barbara, é fundamental manter uma boa alimentação.

— Tome bastante água e procure se hidratar regularmente. Porém, preste sempre atenção à origem da água e dos alimentos. Evite frituras e dê preferência a comidas leves — diz.


Preparativos para as festas

Todas nós queremos e precisamos fazer muitas comprinhas, e, para tanto, muitas caminhadas em shoppings e lojas de rua são necessárias. É importante manter-se bem hidratada (tenha sempre uma garrafinha de água à mão) e alimentada. Não descuide dos lanchinhos a cada três horas, sempre com alimentos leves e saudáveis.

— Com o calor, que nós, grávidas, sentimos dobrado, a pressão arterial da gestante, que já costuma ser mais baixa, normalmente, pode ficar ainda mais baixa e provocar mal-estar e até desmaio. Então, vá às compras com roupas leves e sapatos baixos e confortáveis. E não esqueça de passar muito protetor solar — aconselha.

Segundo a ginecologista, o ideal é que a gestante não saia sozinha, pois, se algum imprevisto acontecer, ela precisa ter a quem recorrer.

— E, quando chegar em casa, repouse um pouco. Pôr as pernas para cima evita o inchaço delas. Se possível, aproveite e tire um bom cochilo — ensina.


As ceias
Barbara afirma que, mesmo que a gestação esteja transcorrendo sem problemas, o ideal é não abusar da alimentação nas ceias.

— Se você quer provar das delícias de final de ano, coma pequenas porções. Essa é uma boa dica para não deixar passar nenhum prato gostoso — afirma, ressaltando que as bebidas alcoólicas, contudo, estão mesmo fora de cogitação.

— Não há dose segura para o bebê — alerta.